Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Desenvolvimento moral, ético, intelectual e social chama-se Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pois uma das mais conceituadas e antigas Universidade do estado de São Paulo, não faz formados e sim profissionais.

   Fundada aos 13 de agosto de 1946 pelo cardeal da cúria metropolitana de São Paulo, dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, nasceu a partir da fusão da Faculdade Paulista de Direito com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento, esta fundada em 1908.
Foi reconhecida pelo Decreto-Lei nº 9.632, de 22 de agosto de 1946 – recebendo o título de Pontifícia em janeiro de 1947 pelo papa Pio XII.
   Durante a época da ditadura militar, vários estudantes e professores da PUC-SP participaram de várias manifestações contra o regime, e o então grão-chanceler, Dom Paulo Evaristo Arns, admitiu professores de universidades públicas que tinham sido cassados pela ditadura.
   Nomes como Florestan Fernandes, Octávio Ianni e Paulo Freire, perseguidos pela ditadura militar, passaram a fazer parte do quadro de docentes da universidade. Foi no campus da PUC-SP em 22 de setembro de 1977 que teve local a reunião de retomada da UNE - União Nacional dos Estudantes, outrora fechada pelo regime militar.
   Nesta mesma reunião com estudantes de diversas universidades brasileiras, a PUC-SP foi invadida por tropas militares comandadas pelo coronel Erasmo Dias, onde mais de 900 estudantes foram presos.
   Em 2006, irrompe uma grave crise financeira na universidade e são feitas demissões de professores e funcionários. Em função da crise, o cardeal Dom Cláudio Hummes, o então grão-chanceler da universidade, nomeia dois interventores ligados à Igreja.

   É com alegria e esforço que me faço aluno do curso de “Didática do Ensino Superior”, na respeitada instituição de ensino. Pois minha finalidade em ser “Especialista do Ensino” é entender a formação ético-profissional do egresso as universidades brasileiras. Entender a construção psíquica do futuro profissional em atividade de socializar é de extrema arquitetura pessoal.
Reginaldo S. Poso



Arquivo do blog

Seguidores

Quem sou eu? Quem sabe a mescla de tudo que você deseja.

Minha foto
São Paulo, Capital, Brazil
Nossa. Sou um desdobramento humano. Quero ser tudo rsrsrs... Mas é melhor que você descubra aos poucos.