sexta-feira, 2 de julho de 2010

HOJE, LÍNGUA PORTUGUESA OU BRASILEIRA?

   Sabemos que a língua é um órgão vivo, ou seja, tem sua vida própria, por tanto esta sempre e em constantes variações fonológicas e linguísticas transitórias. Na Alemanha fala-se alemão, na frança se fala Frances, e no Japão se fala japonês, por que no Brasil ainda se fala português?
    Mesmo que a nossa identidade idiomática seja a mescla de português, espanhol, e a língua indígena e entre outras, o Brasil já carrega consigo a língua brasileira.
    O Brasil possui caráter e capacidade de liberdade idiomática, assim notam-se as variações linguísticas entre os estados que por sua vez nem sempre sofrem influências de estrangeirismos, muito pelo contrario são signos ideológicos ou neologismos de cunho regional.
    Hoje no Brasil graças ao estrangeirismo herança de países distantes e próximos, quase não se fala nem português muito menos brasileiro. Os termos estrangeiros caíram no léxico do povo de tal forma que tornou-se chique e bonito falar “my Love” ao invés de meu amor, essa preferência pelo estrangeirismo denuncia o quanto somos influenciáveis.
   Enfim, hoje e sempre seremos todos falantes, falamos em inglês, a moda que se tornou obrigação, o espanhol que é mais falado que o inglês, mas menos importante do que a mesma, o alemão para mostrar o quanto somos variável e o frances para dizermos que somos chique e é claro o português do Brasil aquele meia boca.


Reginaldo Silva Poso

Arquivo do blog

Seguidores

Quem sou eu? Quem sabe a mescla de tudo que você deseja.

Minha foto
São Paulo, Capital, Brazil
Nossa. Sou um desdobramento humano. Quero ser tudo rsrsrs... Mas é melhor que você descubra aos poucos.