MARIAH CAREY

Mariah Carey (Long Island, 27 de março de 1970) é uma cantora, compositora, produtora musical, e atriz norte-americana.
  Fez sua estreia no mundo da música em 1990. Ganhadora de cinco prêmios Grammy, ela é considerada a artista de maior sucesso da década de 1990 de acordo com a Revista Billboard,[1] e considerada a maior vocalista feminina da música contemporânea e de todos os tempos, tendo recebido os prêmios Billboard Music Award de Artista da Década em 1999 e World Music Awards de Artista Feminina Mais Vendida do Milênio em 2000,[2] Com quase 200 milhões de discos vendidos no mundo, sendo 62.5 milhões só nos EUA de acordo com a RIAA.
   Mariah Carey é elogiada pela crítica especializada por suas excepcionais habilidades vocais. Em toda a sua carreira, Mariah já recebeu mais de 250 prêmios. Recentemente, Mariah foi incorporada na seleta lista dos "100 melhores cantores de todos os tempos", realizada pela revista Rolling Stone, ocupando a 79ª posição, sendo a artista melhor colocada da atualidade

DISCOGRAFIA:
1990

1991

1992

1993

1994

1995

1997

1998

1999

2001

2001

2002

2003

2005

2008

2009

A VIDA ANTES DA FAMA


   Mariah Carey nasceu em Long Island, no Estado de Nova Iorque em 27 de março de 1970. Ela é a terceira filha de Patricia Hickey, uma cantora de ópera irlandesa e Alfred Roy Carey, um engenheiro aeronáutico de ascendência afro-venezuelana. Seu prenome foi-lhe dado como homenagem à canção "And They Call The Wind (María)" do musical Paint Your Wagon, com "Mariah" sendo uma americanização de "María".
Carey tem uma irmã, Alison Scott Carey e um irmão, Morgan Carey, ambos respectivamente onze e dez anos mais velhos.
    Como uma família multi-racial, os Carey eram constantemente ameaçados por vizinhos preconceituosos, o que fez a família mudar-se de bairro constantemente. Isso levou os pais de Carey a se divorciarem quando ela tinha apenas três anos de idade. Após a separação, Mariah passou a ter pouco contato com o pai, e sua mãe começou a trabalhar em vários empregos para poder sustentá-la e aos seus irmãos.
Ficando muito tempo em casa sozinha, Carey escutava música para passar o tempo e sempre imitava as notas altas que ouvia de sua mãe Patricia. Mariah começou a cantar aos três anos de idade e a se apresentar publicamente aos quatro, impressionando a todos com sua precoce habilidade vocal. Aos cinco anos de idade Mariah já corrigia sua mãe quando esta cantava notas erradas durante um ensaio. Patricia percebeu então que Mariah tinha um ouvido musical absoluto, raro para uma criança de apenas 5 anos.
Durante sua adolescência, Mariah já tinha a certeza de que queria ser cantora e mudou-se para Nova Iorque, onde morou com mais duas amigas num pequeno apartamento. Trabalhando como garçonete e como assistente num salão de beleza, Mariah encontrava tempo para os testes de backing vocal. Graças ao seu talento ela conseguiu no primeiro teste tornar-se backing vocal de Brenda K. Starr, famosa cantora da década de 1980.
    Tentando estabelecer-se no mundo da música, Carey faltava frequentemente às aulas e por isso seu apelido no colégio era Mirage, mesmo assim, Mariah conseguiu formar-se nas escolas Oldfield Middle e Harborfields High em Greenlawn - Nova Iorque.
    Por sorte ou destino, em 1988, Carey conheceu o grande executivo da Columbia Records, Tommy Mottola numa festa onde Brenda K. Starr deu-lhe uma fita demo de Mariah. Mottola tocou a fita no carro enquanto saía da festa e se impressionou muito com o que ouviu, ele retornou à festa para encontrar Mariah, mas ela já havia partido. No dia seguinte através de um telefonema, Motolla encontrou-se com Carey através de Starr e assinaram um contrato que daria início a uma das mais bem sucedidas carreiras da indústria fonográfica mundial.


Reconhecimento mundial: 1993–1996

   Em 1992, Carey (com 22 anos) e Mottola (com 42 anos, casado) resolveram assumir o envolvimento amoroso que já durava dois anos e, após Mottola pedir o divórcio a sua mulher, acabaram se casando em julho do ano seguinte, 1993, numa cerimônia aos moldes da famosa cerimônia do casal princesa Diana e príncipe Charles. Neste mesmo ano, o terceiro álbum de estúdio de Carey, Music Box, foi lançado, tornando-se o seu álbum de maior sucesso, com a marca impressionante de 23 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Os compactos principais do álbum, "Dreamlover" e "Hero" que é, possivelmente, a música mais conhecida da cantora, tornaram-se mais dois números 1 nos Estados Unidos de acordo com a Billboard. Um outro compacto daquele álbum, a regravação da canção "Without You", transformou-se num enorme sucesso ficando em primeiro lugar em mais de 15 países. Music Box foi o primeiro álbum de Carey a receber o certificado de diamante, ou seja, mais de dez milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos. O álbum foi o primeiro disco de uma artista feminina internacional a vender meio milhão de unidades na China. Daydream, Butterfly, #1's e Charmbracelet também venderam ou superaram esse número, naquele país.
    Seguindo-se de um dueto com Luther Vandross, "Endless Love" (regravação da música escrita por Lionel Richie e originalmente gravada por Richie e Diana Ross nos anos 1970), Carey lançou seu quarto álbum de estúdio em 1994, a compilação de canções natalinas Merry Christmas, que espalhou o sucesso "All I Want for Christmas is You" (que mais tarde foi considerada como clássico natalino) e a regravação da clássica O Holy Night. Merry Christmas interpretado por Carey e produzido pelo importante músico e produtor brasileiro Walter Afanasieff, se tornou o álbum natalino contemporâneo mais vendido de todos os tempos, com treze milhões de cópias comercializadas mundialmente.
   Em 1995, Carey lançou seu sexto álbum (quinto de estúdio), Daydream, outro álbum que teve grande vendagem mundial - mais de 21,5 milhões de cópias e o segundo álbum da cantora a alcançar o disco de diamante (dez milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos). O primeiro compacto, "Fantasy" estreou em primeiro lugar e permaneceu por oito semanas no topo das paradas americanas da Billboard e cinco no topo das paradas canadenses (Canadian Singles Chart). O segundo compacto, "One Sweet Day" (dueto com Boyz II Men), também estreou em primeiro lugar e tornou-se um recorde (ainda não superado) de permanência no topo das paradas americanas; ficando por consecutivas dezesseis semanas em primeiro lugar na parada Hot 100 da revista Billboard. Outro compacto do mesmo álbum, "Always Be My Baby" também alcançou a primeira posição em vários países, inclusive nos EUA.

Apresentação no Memorial a Michael Jackson
 
   Em 7 de julho de 2009, Mariah se apresentou juntamente ao cantor Trey Lorenz no evento memorial a Michael Jackson, realizado no Staples Center, em Los Angeles. Ela cantou I'll Be There do Jackson 5, canção regravada por Carey em 1992, também com a participação de Lorenz. Carey e Lorenz têm feito o mesmo dueto desde a regravação feita pela cantora. Mariah Carey subiu ao palco montado na arena para interpretar o clássico do Jackson Five "I'll Be There", ao lado do cantor Trey Lorenz, enquanto imagens do Rei do Pop eram exibidas em telões. "Eu mal conseguia ficar sem chorar. Eu sinto muito por não ter conseguido realmente cantar direito, mas eu fiquei engasgada quando o vi na minha frente", escreveu.
Mariah declarou ainda seu carinho pelo Rei do Pop. "Uma coisa que eu sei é que nós nunca vamos despedir de Michael Jackson. Ele viverá para sempre em nossos corações".

 Revista TIME - 100 pessoas mais influentes do mundo

    No mês de junho de 2008 a revista americana Time publicou a lista The World's Most Influential People, lista onde o público votou, e Mariah aparece como uma das artistas mais influentes do mundo.
Com uma declaração emocionante e verdadeira, a lenda do R&B Stevie Wonder escreveu: "Conheci apenas três pessoas que tinham vozes verdadeiramente maravilhosas e espírito compatível: minha primeira esposa Syreeta, Minnie Riperton e Mariah Carey […] Quando as pessoas falam sobre as grandes cantoras influentes, elas dizem Aretha Franklin, Whitney e Mariah. Isso é um testamento para o talento dela. O alcance vocal de Carey é fantástico. Obviamente ela é talentosa e tem uma grande voz, mas quando uma pessoa tem a oportunidade conhecê-la e vê-la, no fim do dia a pessoa ainda a sentirá presente […]seu coração é puro. Eu amo a sua espiritualidade. at the end of the day she will also be felt."

 Voz

   Apesar de já ter declarado na mídia como sendo uma contralto coloratura com whistle register, Mariah Carey atualmente é classificada como soprano dramático coloratura e possui uma alcance vocal de 5 oitavas regulares (G#2-G#7),[carece de fontes?] usando o whistle register ela alcança notas que estão na sétima oitava, sendo que às vezes é capaz de trabalhar com notas fora de sua tessitura (acima de 5 oitavas), uma vez que já produziu notas como F2 e C8 em algumas de suas performances ao vivo. mas sua marca vocal é cantar em whistle register.

Compactos número #1 na Billboard




1990: "Vision of Love" (por 4 semanas)


1990: "Love Takes Time" (por 3 semanas)


1991: "Someday" (por 2 semanas)


1991: "I Don't Wanna Cry" (por 2 semanas)


1991: "Emotions" (por 3 semanas)


1992: "I'll Be There" (por 2 semanas)


1993: "Dreamlover" (por 8 semanas)


1993: "Hero" (por 4 semanas)


1995: "Fantasy" (por 8 semanas)


1995: "One Sweet Day" (por 16 semanas)


1996: "Always Be My Baby" (por 2 semanas)


1997: "Honey" (por 3 semanas)


1998: "My All" (por 2 semana)


1999: "Heartbreaker" (por 2 semanas)


2000: "Thank God I Found You" (por 1 semana)


2005: "We Belong Together" (por 14 semanas)


2005: "Don't Forget About Us" (por 2 semanas)


2008: "Touch My Body" (por 2 semanas)


fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arquivo do blog

Seguidores

Quem sou eu? Quem sabe a mescla de tudo que você deseja.

Minha foto
São Paulo, Capital, Brazil
Nossa. Sou um desdobramento humano. Quero ser tudo rsrsrs... Mas é melhor que você descubra aos poucos.