terça-feira, 25 de maio de 2010

Metodologia do Ensino de Línguas – Língua Inglesa

A crônica de Rubem Braga aula de inglês traz um modelo de aula que modelo é esse? Responda a questão tirando exemplos do texto e discutindo a eficiência dessa aula.

    A aula de inglês de Braga é baseada no ensino da década de 40, na época o modelo era importante para o ensino de um idioma, sua forma é de ensino repetitivo e estruturalista, hoje o método não é eficaz, e sim uma aprendizagem parcial.
   Hoje para realizar um processo de aprendizagem, é necessário estar relacionado ao mundo do aprendiz, assim como foi realizado diversas micro regências em sala de aula, projetando e transferindo conhecimentos de fácil assimilação.

    O ensino de uma língua estrangeira comporta varias abordagens, como a fala, escrita audição e a tradução, assim o aluno se sentirá desafiado e raciocinará mais para a realização dos exercícios durante a aula. Que por sua vez é necessário ser interativo, o mediador tem a obrigação de construir um processo de trocas de informações com o aluno.Ao longo do texto percebe-se que o contexto não faz parte do mundo do aluno, e que ele não é conhecedor do idioma, dessa forma causa um desconforto, e não há fluência no entendimento da aula.

Ex.: “ - Is it a handkerchief?”

“Fiquei muito perturbado com essa pergunta. Para dizer a verdade, não sabia o que poderia ser um handkerchief; talvez fosse hipoteca... Não, hipoteca não. Por que haveria de ser hipoteca? Handkerchief! Era uma palavra sem a menor sombra de dúvida antipática; talvez fosse chefe de serviço ou relógio de pulso ou ainda, e muito provavelmente, enxaqueca. Fosse como fosse, respondi impávido:”

    O fragmento retirado do texto de Braga deixa transparente a insegurança do aluno ao se deparar com o desconhecido, é assim que o aluno sente-se ao confrontar com outro idioma ao qual não possui um conhecimento que lhe de autonomia para sobressair com êxito de uma situação de aprendizagem ou até mesmo em outras ocasiões. É por isso e por outros motivos que se deve ter uma boa bagagem e didática para realizar aulas de línguas estrangeiras enquanto profissional na área de ensino.



Reginaldo Silva Poso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores

Quem sou eu? Quem sabe a mescla de tudo que você deseja.

Minha foto
São Paulo, Capital, Brazil
Nossa. Sou um desdobramento humano. Quero ser tudo rsrsrs... Mas é melhor que você descubra aos poucos.